Você está precisando tirar férias em Algodoal, uma ilha no Pará

Substitua as ruas de asfalto por areias finas e branquinhas, troque os prédios e comércios da cidade grande por casas tradicionais caiçaras, algumas com telhado de palha, quase todas suspensas em palafitas na beira da praia. Tire todos os carros e motos da rua, substitua o trânsito pelo vai e vem tranquilo de garças, gaivotas e revoadas de pássaros amazônicos que circulam pela praia como se fossem os únicos habitantes dessa ilha mágica. Surpreendente, não é mesmo? Essa é Algodoal, ilha localizada no Pará.

Nas ruas de areia, certamente só o movimento calmo das poucas ‘táxi-charretes’ – únicas alternativas locais que servem de veículo. Não existe barulho de carro, de buzina ou de qualquer motor. De fato, aqui você pode armar sua rede na praia e relaxar ouvindo apenas o barulho do vento e das ondas, curta sem qualquer preocupação. Não há violência ou muvuca fora das altas temporadas, tudo ainda é muito tradicional e simples.

Altas temporadas

O cenário pode mudar um pouco nos feriados, quando a ilha eventualmente pode superlotar. Não é sempre, mas se a ideia é tranquilidade, escolha bem as datas da sua viagem – mesmo nas altas temporadas, a vila não perde o charme e todo o ar tradicional ainda se mantém.

Bares e restaurantes oferecem em sua maioria pratos e petiscos à base de pescados e frutos do mar, com direito a outras opções tradicionais como o tacacá, a tapioca, cuscuz e muito açaí com peixe frito, combinado bem comum no estado. Tudo com aquele clima inegavelmente interiorano, sendo quase sempre servidos em ambientes familiares com estruturas rústicas, porém bem agradáveis.

Recomendações

Mergulhe tranquilamente. Seja na praia ou nos canais que enchem na maré alta ou mesmo nas lagoas que formam piscinas de água doce depois dos períodos de chuva. Nos fins de semana grupos de carimbó e festas pontuais costumam agitar a ilha. O sinal de internet é escasso e funciona apenas para algumas operadoras e em pontos estratégicos da ilha. A cobertura de sinal é fraca, mas atualmente já funciona para fazer ligações. Por causa do sinal, é recomendado levar dinheiro em espécie, pois as máquinas de cartão não funcionam sempre e não há bancos, lotéricas, correios, casas de câmbio ou outras opções para sacar dinheiro. Lembre-se que Algodoal está em uma ilha amazônica, relativamente isolada e com sérias restrições por ser uma aérea de proteção ambiental.

Fonte: guiaviajarmelhor.com.br